Entenda como ajustar o aquecedor e utilizá-lo corretamente
Os aquecedores a gás oferecem conforto aos usuários, principalmente em relação ao banho. Em épocas ou horários mais frios, a água aquecida faz uma grande diferença.
Contudo, para conservar a comodidade, é fundamental ter alguns cuidados com esse equipamento e saber como usá-lo da forma certa.
Neste post, vamos dar algumas dicas sobre como ajustar a temperatura o aquecedor e fazer bom uso de seu aparelho. Continue a leitura e confira!
Tenet has remained constant: we’ve always focused on the intersection of people, processes, and information. As the Association for Intelligent Information Management, we help organizations put their information to work.
Regule a temperatura da água do aquecedor
O ajuste de temperatura é importante para atingir o equilíbrio entre conforto no banho e o consumo.
Quando você abre tanto a torneira de água fria como a de água quente com a finalidade de equilibrar a temperatura, você obtém uma vazão de água maior, o que colabora para uma maior sensação de conforto, porém pode influenciar na sua conta tanto de água quanto de gás. Por isso, se o objetivo é economizar é importante fazer o ajuste de temperatura para o mais próximo possível da desejada para o banho.
Claro, isso é muito mais fácil de se conseguir quando se utiliza um aquecedor digital, onde você pode ajustar para a temperatura exata desejada, e ainda mais se for um modelo compatível com um controlador WIFI. Nos aquecedores mecânicos o ajuste é menos preciso, mas ainda é possível contar com os botões de ajuste de potência, e – em alguns modelos – o de ajuste de fluxo de água ou o de verão/inverno para fazer essa regulagem. Também, em aquecedores de maior litragem (acima de 22 litros por minuto) é necessário trabalhar com uma temperatura mais alta no controle e utilizar o misturador para chegar na capacidade máxima do aparelho.
A necessidade de se utilizar a mistura de água fria dificilmente pode ser completamente eliminada, mas qualquer grau de ajuste para minimizá-la tem reflexo na economia de gás e água, valendo a pena se atentar a este ponto.
Mantenha a manutenção do aquecedor em dia
Você deve fazer a revisão dos equipamentos periodicamente, de acordo com o que define o fabricante, normalmente recomendada a cada 12 meses. Esta manutenção preventiva visa não só avaliar ao funcionamento, limpeza e estado de conservação do aparelho, mas também o de acessórios como os dutos de exaustão, conexões do gás e da água, regulador de pressão de gás, e outras características do ambiente.

Não instale ou faça manutenções por conta própria
Outra dica ligada à anterior é a de deixar que a instalação do aparelho e suas manutenções por conta de quem realmente entende do assunto.
Agir assim evita-se danos no equipamento, além de ameaçar a segurança das pessoas que ocupam o imóvel. Quando falamos de equipamentos a gás, é muito importante – e exigido pelas normas técnicas aplicáveis – contratar profissionais especializados ou empresas que prestam assistência técnica credenciadas com o fabricante do aparelho.
Mantenha a ducha e as torneiras sempre limpas
Sujeiras nos orifícios da ducha podem prejudicar o conforto no banho. É muito comum que essas sujeiras impeçam ou desviem o fluxo de água, prejudicando a uniformidade do jato. Em casos extremos podem reduzir essa vazão de água da ducha de modo que ela não seja nem suficiente para acionar o aquecedor, ou fazer com que o mesmo desligue no meio do banho!
Existe também uma questão ligada a duchas higiênicas. Esses dispositivos fornecem bastante conforto e podem ser alimentados com a água aquecida vinda do aquecedor a gás. Porém, o registro das duchas deve ser sempre bem fechado, pois elas podem causar interferência hidráulica e impedir que a água quente chegue nas duchas de banho. Preste atenção ao fechamento dos registros das duchas higiênicas.
- aquece curitiba, aquecedor a gás, bosch, komeco, lorenzetti, rheem, rinnai
